O que nós vamos fazer juntos durante a mentoria é definir um plano explorando as 3 estratégias mais poderosas de posicionamento e transmitir esse posicionamento em uma narrativa para o seu negócio, que se expande para todos os seus canais de comunicação e pontos de contato.
A Mentoria possui 4 Pilares
1º Pilar - Conhecer os Princípios de Análise de Brechas e Oportunidades
Vamos entender como posicionamento se aplica em diferentes contextos de um mercado para quem vende produtos digitais, mentorias e comunidades possam ser percebidos como únicos.
Você será capaz de responder com clareza:
Qual é o melhor posicionamento narrativo para mercados que estão nascendo?
Qual é o melhor posicionamento narrativo para mercados que estão crescendo?
Qual é o melhor posicionamento narrativo para mercados que estão saturando?
2º Pilar - Estratégia do Posicionamento Narrativo
Vamos entender como atrair o cliente ideal usando o seu posicionamento e clareza na sua mensagem.
Como fazer os seus concorrentes “trabalharem” para você
Como fazer o seu produto ser mais desejado pelo seu mercado
Como fazer o seu negócio ter produtos que se potencializam entre si
3º Pilar - Construção da Mensagem a partir de Estruturas e Estilo Narrativo
Vamos entender a estrutura mestre de uma narrativa de maneira simples onde o
foco é entender a mensagem e o melhor estilo narrativo para abordar o tema.
Estilo narrativo de guerrilha para entrar e lucrar mesmo em mercados em saturação
Estilo narrativo de flanqueamento para assumir a liderança de mercados em crescimento
Estilo narrativo de disrupção para apresentar novas soluções e tornar seus concorrentes obsoletos
4º Pilar - Plano de Posicionamento
Vamos colocar em prática a criação de um plano para o seu negócio se posicionar na mente do seu público de forma única.
O mapa de posicionamento narrativo
Modelos de copy com posicionamento
Rotina de distribuição da copy com posicionamento
Vamos entender como posicionamento se aplica em diferentes contextos de um mercado para seus produtos digitais, mentorias e comunidades sejam percebidos como únicos.
Vamos entender como atrair o cliente ideal usando o seu posicionamento e clareza na sua mensagem.
Vamos entender a estrutura mestre de uma narrativa de maneira simples onde o foco é entender a mensagem e o melhor estilo narrativo para abordar o tema.
Vamos colocar em prática a criação de um plano para o seu negócio se posicionar na mente do seu público de forma estratégica e lucrativa.
De: Raphael C. Caetano
Mídia Motion, São Paulo, SP.
Caro leitor,
Eu não sei em qual fase o seu negócio digital está hoje; é possível que ele esteja sobrevivendo em um mercado que está saturado, ou talvez esteja presenciando novos players chegando onde antes você estava nadando de braçadas sozinho.
É possível também que você faça parte do grupo que teve uma ideia genial, mas está esperando a hora certa de colocá-la no mercado. Não importa.
O que eu estou prestes a compartilhar com você pode ajudá-lo a construir de maneira sólida, estruturada e segura um posicionamento para o seu negócio vender e crescer todos os dias.
Não é segredo que o mercado digital, especialmente no ramo da educação, está se tornando um dos mais disputados por profissionais liberais e empresários em busca de uma fatia do bolo. A plataforma Hotmart já acumulou uma impressionante marca de 26 milhões de usuários.
Eu não sei se você também percebeu, mas nos últimos 10 anos, o que eu tenho visto é como esse mercado digital tem se tornado cada vez mais competitivo.
A competição também tem refletido diretamente na capacidade que os negócios têm para atingir suas metas, desde os que querem lançar novos produtos com pé direito até os que buscam superar suas próprias metas de faturamento anual.
Isso também nos mostra claramente que o mercado digital no Brasil está em fase de crescimento e logo se tornará maduro.
Você sabia que, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE, em 2021, cerca de 65 milhões de pessoas estavam ocupadas no Brasil?
Ou seja, isso representa uma multidão de 65 milhões de profissionais que são potenciais infoprodutos e mentores, mas sabemos que nem todo mundo irá seguir por esse caminho.
Por isso estamos prestes a presenciar o momento em que empresas como a Hotmart e outras plataformas terão alcançado todo seu potencial de usuários no Brasil.
Com tanta gente lançando produtos o mercado será obrigado a evoluir para próxima fase:
O de amadurecimento total.
Quando isso acontecer não haverá mais espaço para quem opera com amadorismo e depende da sorte enquanto se aventura nesse mercado. Por enquanto isso ainda é possível para alguns nichos.
Se você prestar bem atenção, verá alguns nichos no digital que possuem players bem posicionados e que estão neste momento disputando pelas lacunas que ainda restam em seus mercados e logo se tornarão dominantes na preferência de suas audiências.
Isso significa que em breve só existirão 2 grupos de negócios em cada nicho, os que estão bem posicionados e os que estão fora do mercado.
Agora eu te pergunto:
Em qual grupo você fará parte?
Você sabe que já poderia estar no seu próximo nível
Você sabe que tem todos os pré requisitos para isso
Você já conhece as principais estratégias de venda no mercado
Se você preencheu todos acima, o que está faltando?
Se você já sente que não precisa de novas estratégias de lançamentos e nem precisa de novos modelos de funil americano, chegou a hora de falarmos do próximo passo.
Veja.
Não sou contra nenhuma dessas estratégias que o mercado oferece, pelo contrário eu sei que elas são muito boas!
O ponto é que se você já entende como funcionam as estratégias de funis, tráfego e copywriting você não precisa necessariamente de mais do mesmo para crescer e fortalecer o seu negócio.
O mercado já ensina muito bem sobre processos e os pilares do marketing, mas o que faltou a ser discutido (pelo menos abertamente) é sobre como todos esses processos se encontram.
Eu sei que a maioria do mercado ainda não está preparado para ter essa conversa, mas alguns aqui precisam urgentemente dominar a habilidade do marketing que foi censurado para o público em geral.
Essa habilidade por enquanto é usada somente por alguns players do digital que a usam para entrar em mercados, crescer e se estabelecer sem depender exclusivamente de métodos ou fórmulas para cada passo que dão.
Às vezes vemos essas habilidades em pessoas comuns.
Já viu aquelas pessoas que acertaram no discurso de vendas de primeira? Que até alegam não saber muito sobre lançamento, tráfego ou funil mas acertam em cheio quando lançam?
Será que elas mentiram? Ou será que estão com algum gênio na equipe disfarçado?
Mas que tal essa:
Será que elas enxergaram uma brecha lucrativa e conseguiram se posicionar?
Por muito tempo eu me questionei sobre como essas façanhas eram possíveis, eu sempre pensei que tudo dependia de uma execução perfeita do começo ao fim, mas o que me intrigava eram como algumas pessoas conseguem grandes resultados mesmo tendo pouco domínio dos processos de seu marketing.
Nesses últimos anos eu tive o privilégio de atender muita gente boa no que faz, e os exemplos abaixo retratam alguns pensamentos que me fizeram refletir sobre essa habilidade..
Eu já conversei com experts que tinham um histórico de sucesso singular em suas carreiras, mas que se sentiam ameaçados por colegas de profissão que falam do mesmo assunto ou que criam produtos similares…
Já vi experts aumentando a quantidade de assuntos dentro de seus cursos semanalmente, porque sentiam que seus concorrentes o copiavam e seus produtos estavam deixando de serem exclusivos.
Já vi pessoas desligarem seus anúncios mesmo com ROAS positivo, porque alguém famoso começou a vender e atrair os seus clientes com a mesma ideia.
Tudo isso me fazia pensar em como eles ficavam presos em níveis que já poderiam ter superado. Eu vi que isso era muito comum de se ver pelos bastidores…
Uma situação de insegurança que rodeia até mesmo entre os melhores.
E eu acredito que se você leu até aqui, tem a maturidade certa pra gente ter esse tipo de conversa.
Por isso reforço:
Estou questionando o porquê empresários e profissionais de muita autoridade, ainda estão se sentindo ameaçados e inseguros em seus mercados?
Mesmo tendo acesso às principais estratégias de vendas?
A resposta é simples. Mas não tão óbvia.
O grande problema é que estratégias de vendas e marketing se popularizaram antes das pessoas entenderem o que é a estratégia de posicionamento.
Explico:
Existe um conceito no posicionamento chamado de “top of mind”, que em outras palavras significa estar em “primeiro na mente do consumidor"
É ele que define a quantidade de esforço que alguém vai precisar fazer para vender para essas pessoas.
A sua dificuldade em quebrar uma barreira de crescimento no mercado está diretamente ligada à posição que você ocupa na mente do seu público.
Ou seja, quanto pior você estiver posicionado, maior será o seu esforço para vender.
E se você continuar tentando resolver isso só buscando por novas estratégias e truques de vendas sem entender os conceitos de posicionamento, em breve poderá ser mais um que está abaixo da 10ª escolha na preferência do seu público.
Isso se eles tiverem a força de vontade de tentar comprar o mesmo tipo de assunto em um curso pela 10ª vez.
E mesmo que você seja uma celebridade você não está blindado disso, aliás o tombo pode ser ainda maior e permanente.
Se você não se lembra de nenhum famoso que lançou um curso hoje, isso já é um efeito do que eu estou falando. Muitos famosos já lançaram cursos! E ficaram por alguns meses até sumirem.
Esse é um efeito do posicionamento, ser famoso trás exposição rápido e por isso ele potencializa um posicionamento bom ou um posicionamento ruim.
Todo ano tem um super lançamento de alguém que logo sai de cena pra nunca mais voltar e como diz a frase do primeiro ganhador do BBB, “Faz parte!”.
Eu não falei o nome dele, mas você provavelmente lembra dessa pessoa, mas se você tentar lembrar de quem ganhou o 4º BBB a sua mente fará muita força até desistir.
É sobre isso quando falamos do efeito do Top of Mind.
Nós sempre vamos lembrar de quem foi o primeiro.
Agora pense bem, os métodos e fórmulas de marketing tendem a saturar com o tempo porque as pessoas começam a sacar os processos.
Não é à toa que já existem uns 101 tipos de lançamentos que são uma revisão do primeiro formato difundido pelo Érico Rocha. Um nome que ninguém do digital confunde.
Agora:
Lançamento Planetário
Lançamento Abelha
Lançamento Galáctico
De quem são mesmo? De ninguém importante é óbvio.
Obs.:Meu objetivo não é atacar ninguém, só quero ser didático e por isso tentei usar nomes que nunca vi, pois tem uma galera do marketing que é bem melindrosa.
Mas se você tem um produto com esse nome sorry…Ou melhor você não deveria estar chateado, mas sim devorando essa carta.
Voltando ao assunto, você com certeza já começou a perceber isso:
Quanto mais as pessoas participam desses funis, mais difícil fica fazer elas voltarem e passarem com o mesmo entusiasmo.
Quanto mais as pessoas assistem os anúncios convidando para conhecer ou participar de algum evento mais difícil fica pra elas clicarem.
Quanto mais negócios usam os grupos de whatsapp para criar uma audiência segmentada, mais difícil fica conseguir criar uma experiência diferente.
E isso é natural, as pessoas nunca irão se surpreender 2 vezes com o mesmo truque de marketing, e por isso que surgem tantos novos métodos para chamar a atenção e tentar vender por aí, mas infelizmente todos sofrem com esse mesmo problema.
Agora existe uma única coisa no marketing que quanto mais as pessoas sacam mais elas engajam e compram de você!
Talvez você já tenha me sacado!
É quando você tem um posicionamento em sua narrativa que ativa o efeito top of mind para ocupar o primeiro lugar na mente do seu público.
Quando você entende que quanto mais você se posicionar da forma correta menos complexo você precisará ser para vender, tudo fica mais fácil.
E automaticamente você desbloqueia a passagem para o seu próximo nível.
Eu chamo isso de criar um posicionamento narrativo.
Mas agora você pode estar se perguntando:
“Qual o melhor caminho para se tornar o primeiro na mente das pessoas, se existem tantos players no meu mercado que já falaram de tudo que eu sei.”
“Qual a melhor forma de se posicionar quando meu concorrente está no mercado a mais tempo e já é gigante?”
“Como vou entrar para um mercado que já tem tantos donos? ”
“Como eu vou proteger a minha posição quando acertar em cheio?”
São muitas perguntas e essas e muitas outras nós vamos destrinchar em cima do seu negócio.
Eu irei revelar os métodos mais poderosos que eu para ter segurança na hora de criar um posicionamento, independente do desafio do seu mercado.
Saber como se posicionar é melhor do que só acertar o seu posicionamento uma única vez, porque esse não é um jogo estático e o movimento do seu mercado pode influenciar em sua maneira de se posicionar.
E você precisa prestar muita atenção nisso, se você não souber qual é o seu próximo passo ideal de posicionamento depois de um grande movimento do seu mercado você pode voltar para estaca zero, ou estagnar seu crescimento.
Não é um jogo de palavras que você fala e o mercado reage como em uma copy, é um jogo de narrativas que pode marcar a sua imagem no curto, médio e longo prazo.
Tão poderosa quanto às técnicas de copywriting as técnicas de posicionamento narrativo são para conseguir te colocar vendendo no primeiro dia como também te manter nesse mercado por anos de maneira intocável.
É por isso que nós vamos desenvolver o pensamento crítico nessa mentoria para saber como posicionar o seu negócio e aprimorar a sua narrativa.
Conheça o programa de mentoria:
Posicionamento Narrativo
O plano de 30 dias para você dominar a habilidade de se posicionar com valor em brechas estratégicas do seu mercado.
Você terá acesso ao modelo estratégico para criar narrativas que te posicionam e te colocam pra vender mais mesmo em tempos competitivos.
Nunca mais fique preso a metas que você já deveria ter superado.
E na mentoria você terá a minha ajuda para você construir um plano de posicionamento narrativo em 30 dias e dominar as 3 estratégias que ativam o efeito top of mind no seu público.
Seu e-mail está 100% seguro.
Aviso Legal: Nenhuma informação contida neste produto deve ser interpretada como uma afirmação da obtenção de resultados. Qualquer referência ao desempenho passado ou potencial de uma estratégia abordada no conteúdo não é, e não deve ser interpretada como uma recomendação ou como garantia de qualquer resultado específico.”
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