Eu vou te ajudar a posicionar e vender produtos digitais, mentorias e consultorias nas brechas mais lucrativas do seu mercado, mesmo que você não seja uma celebridade.
Você terá acesso ao nosso Mapa do Posicionamento para diagnosticar as brechas do seu mercado e e encontrar o melhor posicionamento para os seus produtos.
A partir do seu posicionamento vamos revisar ou criar a estrutura do seu modelo de negócio para atender ao seu discurso e metas de crescimento.
A partir do seu modelo de negócio e metas de crescimento você será capaz de definir um perfil de cliente ideal e construir uma de jornada de valor estratégica.
Você irá consolidar a sua narrativa em um documento mestre contendo a sua mensagem principal e a definição de todos os conteúdos, campanhas e produtos que deve produzir.
"Posicionamento narrativo não é só sobre construir um negócio lucrativo, é sobre construir e se manter lucrativo"
Desde 2014, influenciando decisões e criando estratégias narrativas para pessoas e negócios que desejam se posicionar, crescer e se manter relevantes no mercado digital.
De: Raphael C. Caetano
São Paulo, SP.
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Caro leitor,
Eu não sei em qual fase o seu negócio digital está hoje; é possível que ele esteja sobrevivendo em um mercado que está saturado, ou talvez esteja presenciando a chegada de novos players onde só você estava nadando de braçadas.
É possível também que você faça parte do grupo que teve uma ideia genial, mas está esperando a hora certa de colocá-la no mercado. Não importa.
O que eu estou prestes a compartilhar com você pode ajudá-lo a construir de maneira sólida, estruturada e segura um posicionamento para o seu negócio vender e crescer todos os dias.
Não é segredo que o mercado digital, especialmente no ramo da educação, está se tornando um dos mais disputados por profissionais liberais e empresários em busca de uma fatia do bolo.
Só a plataforma Hotmart já acumulou uma impressionante marca de 26 milhões de usuários desde a última vez que verifiquei.
Eu não sei se você também percebeu, mas nos últimos 10 anos, o que eu tenho visto é como esse mercado digital tem se tornado cada vez mais competitivo.
A competição também tem afetado diretamente na capacidade que os negócios têm para atingir suas metas, desde os que querem lançar novos produtos com pé direito até os que buscam superar suas próprias metas de faturamento anual.
Isso também nos mostra claramente que o mercado digital no Brasil está em fase de crescimento e logo se tornará maduro.
Você sabia que, o mercado de infoprodutos no Brasil tem apresentado um crescimento significativo e promissor. Em 2023, o setor movimentou cerca de R$ 30 bilhões e as expectativas são de que continue crescendo nos próximos anos.
Ou seja, isso representa um mercado de profissionais que precisam encontrar maneiras de se posicionar rápido para se manterem relevantes enquanto a maioria se dilui e desaparece num mar de pluralidades.
Estamos prestes a presenciar o momento que com tanta gente lançando produtos digitais o mercado será obrigado a evoluir para próxima fase:
O de amadurecimento total.
Quando isso acontecer não haverá mais espaço para quem opera com amadorismo e depende da sorte enquanto se aventura nesse mercado. Talvez ainda não tenha acontecido 100% com seu nicho mas haverá sinais.
Se você prestar bem atenção, verá que alguns nichos no digital possuem players bem posicionados e que eles estão neste momento disputando pelas últimas lacunas que ainda restam que você poderia ocupar.
Isso significa que em breve só existirão 2 grupos de negócios em cada nicho, os que estão bem posicionados e os que estão fora do mercado.
Agora eu te pergunto:
Em qual grupo você fará parte?
Você sabe que já poderia estar no seu próximo nível
Você sabe que tem todos os pré requisitos para isso
Você já conhece as principais estratégias de venda no mercado
Mas o que está faltando?
Se você já sente que não precisa de novas estratégias de lançamentos e nem precisa de novos modelos de funil americano, chegou a hora de falarmos de um assunto um pouco mais maduro.
Veja.
Não sou contra nenhuma dessas estratégias que o mercado vem recriando ano após ano, pelo contrário eu sei que elas são muito boas!
O ponto é que se você já entende como funcionam as estratégias de funis, tráfego e copywriting você não precisa necessariamente de mais desse mesmo assunto para crescer e fortalecer o seu negócio.
O mercado já ensina muito bem sobre processos e os pilares do marketing, mas o que faltou a ser discutido (pelo menos abertamente) é sobre como todos esses processos se encontram.
Eu sei que a maioria do mercado ainda não está preparado para ter essa conversa, mas alguns aqui precisam urgentemente dominar a habilidade do marketing que foi censurado para o público em geral.
Essa habilidade por enquanto é usada somente por alguns players do digital que se aproveitam para entrar em mercados, crescer e se estabelecer sem depender exclusivamente de métodos ou fórmulas para cada passo que dão.
Às vezes vemos essas habilidades em pessoas comuns.
Já viu aquelas pessoas que acertaram no discurso de vendas de primeira? Que não parecem ter domínio técnico de marketing, mas conseguem mover multidões? Que até alegam não saber muito sobre lançamento, tráfego ou funil mas acertam em cheio quando lançam?
Pois é...
Será que elas mentiram? Ou será que estão com algum gênio na equipe disfarçado?
Ou que tal essa:
Será que elas enxergaram uma brecha lucrativa e conseguiram se posicionar?
Por muito tempo eu me questionei sobre como essas façanhas eram possíveis, eu sempre pensei que tudo dependia de uma execução perfeita do começo ao fim, mas o que me intrigava eram como algumas pessoas conseguem grandes resultados mesmo tendo pouco domínio dos processos de seu marketing.
Nesses últimos anos eu tive o privilégio de atender muita gente boa no que faz, e os exemplos abaixo retratam alguns pensamentos que me fizeram refletir sobre essa habilidade..
Eu já conversei com experts que tinham um histórico de sucesso singular em suas carreiras, mas que se sentiam ameaçados por colegas de profissão que falavam do mesmo assunto ou porque criavam produtos similares…
Já vi experts aumentando a quantidade de assuntos dentro de seus cursos semanalmente, porque sentiam que seus concorrentes os copiavam e isso fazia seus produtos deixarem de ser exclusivos.
Já vi pessoas desligarem seus anúncios mesmo com ROAS positivo, porque alguém famoso começou a vender e atrair os seus clientes com a mesma ideia.
Tudo isso me fazia pensar em como eles ficavam presos em níveis que já poderiam ter superado. Eu vi que isso era muito comum de ver pelos bastidores…
Uma situação de insegurança que rodeia até mesmo entre os melhores.
E eu acredito que se você leu até aqui, tem a maturidade certa pra gente ter esse tipo de conversa.
Por isso reforço:
Estou questionando o porquê empresários e profissionais de muita autoridade, ainda estão se sentindo ameaçados e inseguros em seus mercados?
Mesmo tendo acesso às principais estratégias de vendas?
A resposta é simples. Mas não tão óbvia.
O grande problema é que estratégias de vendas e marketing se popularizaram antes das pessoas entenderem o que é a estratégia de posicionamento.
Explico:
Existe um conceito no posicionamento chamado de “top of mind”, que em outras palavras significa estar em “primeiro na mente do consumidor"
É ele que define a quantidade de esforço que alguém vai precisar fazer para vender para essas pessoas.
A sua dificuldade em quebrar uma barreira de crescimento no mercado está diretamente ligada à posição que você ocupa na mente do seu público.
Ou seja, quanto pior você estiver posicionado, maior será o seu esforço para vender.
E se você continuar tentando resolver isso só buscando por novas estratégias e truques de vendas sem entender os conceitos de posicionamento, em breve poderá ser mais um que estará na últimas opções de preferência do seu público.
E mesmo que você seja uma celebridade você não está blindado disso, aliás o tombo pode ser ainda maior e permanente.
Se você não se lembra de nenhum famoso que lançou um curso hoje, isso já é um efeito do que eu estou falando. Muitos famosos já lançaram cursos! E ficaram por alguns meses em evidência até sumirem.
Esse é um efeito do posicionamento, ser famoso trás exposição rápida, mas isso só vai potencializar um posicionamento seja ele bom ou ruim.
Todo ano tem um super lançamento de alguém que logo sai de cena pra nunca mais voltar e como diz a frase do primeiro ganhador do BBB, “Faz parte!”.
Eu não falei o nome dele, mas você provavelmente lembra dessa pessoa, agora se você tentar lembrar de quem ganhou o 4º BBB a sua mente fará muita força e provavelmente irá desistir.
É sobre isso quando falamos do efeito do Top of Mind.
Nós sempre vamos lembrar de quem está em primeiro lugar.
Agora pense bem, os métodos e fórmulas de marketing tendem a saturar com o tempo porque as pessoas começam a sacar os processos.
Não é à toa que já existem uns 101 tipos de lançamentos que são na verdade uma revisão do primeiro formato difundido pelo Érico Rocha. Um nome que ninguém do digital confunde.
Agora:
Lançamento Planetário
Lançamento Abelha
Lançamento Galáctico
Quem foi que criou mesmo? Ninguém fácil de lembrar é claro. heheh..
Meu objetivo não é atacar ninguém, só quero ser didático e por isso tentei usar nomes que nunca vi, pois tem uma galera do marketing que é bem melindrosa.
Mas se você tem um produto com esse nome sorry…Ou melhor você não deveria estar chateado, mas sim devorando essa minha carta pra você.
Voltando ao assunto, você com certeza já começou a perceber isso:
Quanto mais as pessoas participam desses funis, mais difícil fica fazer elas voltarem e passarem pela mesma experiência.
Quanto mais as pessoas assistem os anúncios convidando para conhecer ou participar de algum evento gratuito mais difícil fica pra elas clicarem.
Quanto mais negócios usam os grupos de whatsapp para criar uma audiência segmentada, mais difícil fica conseguir criar manter as pessoas em grupos assim.
E isso é natural, as pessoas nunca irão se surpreender 2 vezes com o mesmo truque de marketing, e por isso que surgem tantos novos métodos para chamar a atenção e tentar vender por aí, mas infelizmente todos sofrem com esse mesmo problema.
Agora existe uma única coisa no marketing que quanto mais as pessoas sacam mais elas engajam e compram de você!
Talvez você já tenha me sacado!
É quando você tem um posicionamento em sua narrativa que ativa o efeito top of mind para ocupar o primeiro lugar na mente do seu público. Bingo!
Quando você entende que quanto mais você se posicionar da forma correta menos complexo você precisará ser para vender, tudo fica mais fácil.
E automaticamente você desbloqueia a passagem para o seu próximo nível.
Eu chamo isso de criar um posicionamento narrativo.
Mas agora você pode estar se perguntando:
“Qual o melhor caminho para se tornar como o primeiro na mente das pessoas, se existem tantos players no meu mercado que já falaram de tudo que eu sei.”
“Qual a melhor forma de se posicionar quando meu concorrente está no mercado a mais tempo e já é gigante?”
“Como vou entrar para um mercado que já tem tantos líderes? ”
“Como eu vou proteger a minha posição quando acertar em cheio?”
São muitas perguntas e essas e muitas outras nós vamos destrinchar em cima do seu negócio.
Eu irei revelar os métodos mais poderosos que eu conheço para você ter segurança na hora de criar um posicionamento, independente do desafio do seu mercado.
Saber como se posicionar é melhor do que só acertar o seu posicionamento uma única vez, porque esse não é um jogo estático e o movimento do seu mercado pode influenciar em sua maneira de se posicionar.
E você precisa prestar muita atenção nisso, se você não souber qual é o seu próximo passo ideal de posicionamento depois de um grande movimento do seu mercado você pode voltar para estaca zero, ou estagnar seu crescimento.
Não é um jogo de palavras que você fala e o mercado reage como em uma copy, é um jogo de narrativas que pode marcar a sua imagem no curto, médio e longo prazo.
Tão poderosa quanto às técnicas de copywriting as técnicas de posicionamento narrativo são para conseguir te colocar vendendo no primeiro dia como também te manter nesse mercado por anos de maneira intocável.
É por isso que nós vamos desenvolver o pensamento crítico nessa mentoria para saber como posicionar o seu negócio e aprimorar a sua narrativa.
Conheça o programa de mentoria:
Posicionamento Narrativo
O plano de 30 dias para você dominar a habilidade de se posicionar com valor em brechas estratégicas do seu mercado.
Você terá acesso ao modelo estratégico para criar narrativas que te posicionam e te colocam pra vender mais, independente se está vivendo em tempos competitivos.
Nunca mais fique preso a metas que você já deveria ter superado.
E na mentoria você terá a minha ajuda para você construir um plano de posicionamento narrativo em 30 dias e dominar as 3 estratégias que ativam o efeito top of mind no seu público.
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